segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ARTIGO: Perdedores e Populares: Glee e as representações estereotipadas na mídia brasileira

Artigo aprovado e apresentado no Congresso Internacional de Artes, novas Tecnologias e Comunicação 2010. Realizado de 27 a 29 de outubro de 2010 em São Paulo - SP.


Apoio: Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES), Secretaria de Estado de Santa Catarina.

Página do artigo: 368.

Resumo

Este artigo se propõe a realizar algumas reflexões sobre as representações dos estereótipos de “perdedores” e de “populares”, apresentados no seriado americano Glee, veiculado pelo canal FOX no Brasil. Partimos da hipótese de que estas representações identitárias vêm tendo presença importante na configuração ficcional de enredos voltados aos jovens, principalmente nas mídias e inclusive no Brasil. As principais bases teóricas são: Kellner, voltado para a cultura da mídia a partir da ênfase dos Estudos Culturais; Hall e Bauman, teóricos das identidades culturais.

Palavras-chave: comunicação; identidade cultural; cultura da mídia; televisão.

(Para abrir o artigo clique com o botão direito no link e depois em "abrir em nova aba ou janela". 
Apresentando o artigo no auditório da USP-Leste
Foto com Reinaldo um dos organizadores do evento.

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segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ARTIGO: Perdedores e Populares: Glee e as representações estereotipadas na mídia brasileira

Artigo aprovado e apresentado no Congresso Internacional de Artes, novas Tecnologias e Comunicação 2010. Realizado de 27 a 29 de outubro de 2010 em São Paulo - SP.


Apoio: Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES), Secretaria de Estado de Santa Catarina.

Página do artigo: 368.

Resumo

Este artigo se propõe a realizar algumas reflexões sobre as representações dos estereótipos de “perdedores” e de “populares”, apresentados no seriado americano Glee, veiculado pelo canal FOX no Brasil. Partimos da hipótese de que estas representações identitárias vêm tendo presença importante na configuração ficcional de enredos voltados aos jovens, principalmente nas mídias e inclusive no Brasil. As principais bases teóricas são: Kellner, voltado para a cultura da mídia a partir da ênfase dos Estudos Culturais; Hall e Bauman, teóricos das identidades culturais.

Palavras-chave: comunicação; identidade cultural; cultura da mídia; televisão.

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Apresentando o artigo no auditório da USP-Leste
Foto com Reinaldo um dos organizadores do evento.

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