No próximo dia 16/11 lanço o meu primeiro livro. O principal objetivo desta publicação é dividir com o público a minha pesquisa realizada entre os anos de 2009 a 2011. Este é um momento de alegria e de muita satisfação. Acredito que toda pesquisa que traga sérias e importantes contribuições precisa ser compartilhada. A partir das evidências apresentadas no livro acredito que podemos mudar alguns fatos e rever alguns (pré)conceitos.
SINOPSE:
A cultura das mídias possui grande participação no processo de construção de significados e identidades vividos pelas crianças. De forma complexa, colabora com a constituição de modos de pensar e agir, tanto no sentido da massificação e padronização do cotidiano, como abrindo espaços para processos alternativos de formação de identidade. A abordagem deste livro considera que as pessoas negociam, ressignificam e se apropriam de formas diferentes dos mesmos conteúdos.
A pesquisa de recepção com crianças aqui apresentada foi desenvolvida a partir do seriado Hannah Montana e do desenho animado Zica e os Camaleões. Esta obra traz reflexões acerca de como esses sujeitos se relacionam com as representações identitárias produzidas pelas mídias, e como tais representações são eventualmente efetivadas nas suas práticas culturais cotidianas. O foco do trabalho está diretamente relacionado ao que as crianças dizem sobre as diferentes identidades midiáticas e como participam deste circuito. Apesar de as crianças naturalmente se dividirem em grupos, com ou sem a televisão, pois isso é próprio da vida social, foi evidenciado como isso acontece hoje a partir da televisão. Estereótipos como populares e perdedores, além de outros, se mostraram presentes no cotidiano escolar das crianças.
Entre os relatos a questão da violência, das práticas de bullying, mostrou-se diretamente ligada a esta classificação. Ficou evidente que uma das causas desta divisão entre as crianças está muito mais ligada à intolerância e a desigualdade social, do que unicamente no que as mídias podem sugerir.
A AUTORA:
Patricia Bieging é Publicitária, Especialista em Propaganda e Marketing e Mestre em Educação, na linha Educação e Comunicação, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É pesquisadora assistente no Núcleo de Pesquisa Infância, Comunicação e Arte, do CNPq. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em telecomunicação, planejamento e marketing corporativo e cultural. Suas publicações abordam temas ligados a: televisão, transmídia, identidade cultural, estereótipo, subjetividade, práticas culturais e de consumo.
Capa e ilustrações: Raul Busarello.
ONDE COMPRAR:
- Livrarias Catarinense: internet e nas lojas de SC e SP.
- Livraria Livros e Livros: nas lojas e na internet.
- Livraria Nobel: Shopping Itaguaçú
- Livraria Nobel: Floripa Shopping
- Livraria Boreal: Palhoça.
- Livraria Nobel: Shopping Itaguaçú
- Livraria Nobel: Floripa Shopping
- Livraria Boreal: Palhoça.
- Mercado Livre: envio por carta registrada para todo o Brasil.
- Direto com a autora: patricia.big@hotmail.com - envio por carta registrada para todo o Brasil.
Em breve em outras livrarias do Brasil.
Curta a página do livro "Populares e Perdedores" no Facebook.
Em breve em outras livrarias do Brasil.
Curta a página do livro "Populares e Perdedores" no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário