segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ARTIGO: Narrativas interativas: imersão, participação e transformação no caso da nova tecnologia para games “kinect”

Artigo aprovado e apresentado no Congresso Panamericano de Comunicação 2010. Realizado de 01 a 03 de dezembro de 2010 em Brasília – DF. 
Apoio: Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES), Secretaria de Estado de Santa Catarina.
Resumo
 
O desenvolvimento tecnológico faz surgir novas formas de interação e participação no ambiente digital, onde os games se apresentam como importante artifício. Uma narrativa digital deve permitir ao usuário vivenciar categorias estéticas que estimulem o processo de imersão. Com o objetivo de relacionar essas categorias com as atuais formas de interação dos games, realiza-se um estudo de caso acerca da tecnologia kinect, que proporciona ao usuário o controle dos conteúdos através do corpo e da voz.

Palavras-chave: game; narrativa digital; interatividade.

Baixar o artigo.
(Para abrir o artigo clique com o botão direito no link e depois em "abrir em nova aba ou janela". 

Artigo disponível também nos Anais do Evento.

Auditório da pós-graduação da UNB - Brasília - DF.
Mesmo auditório
Amigos e amigas que fiz durante o evento. Passeio ao Palácio do Planalto. Atrás de nós está a maior obra de arte do local. Grandes parcerias para projetos futuros. A multiplicidade cultural foi um dos auges do evento. Franceses, brasileiros, uruguaios, argentinos, enfim, pessoas que estudam as mídias, a sociedade e a cultura.

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segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ARTIGO: Narrativas interativas: imersão, participação e transformação no caso da nova tecnologia para games “kinect”

Artigo aprovado e apresentado no Congresso Panamericano de Comunicação 2010. Realizado de 01 a 03 de dezembro de 2010 em Brasília – DF. 
Apoio: Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES), Secretaria de Estado de Santa Catarina.
Resumo
 
O desenvolvimento tecnológico faz surgir novas formas de interação e participação no ambiente digital, onde os games se apresentam como importante artifício. Uma narrativa digital deve permitir ao usuário vivenciar categorias estéticas que estimulem o processo de imersão. Com o objetivo de relacionar essas categorias com as atuais formas de interação dos games, realiza-se um estudo de caso acerca da tecnologia kinect, que proporciona ao usuário o controle dos conteúdos através do corpo e da voz.

Palavras-chave: game; narrativa digital; interatividade.

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Auditório da pós-graduação da UNB - Brasília - DF.
Mesmo auditório
Amigos e amigas que fiz durante o evento. Passeio ao Palácio do Planalto. Atrás de nós está a maior obra de arte do local. Grandes parcerias para projetos futuros. A multiplicidade cultural foi um dos auges do evento. Franceses, brasileiros, uruguaios, argentinos, enfim, pessoas que estudam as mídias, a sociedade e a cultura.

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